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Aprendendo com o Batman: o que são parcerias de marketing de sucesso

Esses dias eu estava vendo televisão e me peguei assistindo um dos primeiros filmes do Batman em um canal de filmes antigos e entre efeitos especiais maravilhosos e contextos teatrais impressionantes, me peguei pensando na parceria que o Batman tinha com o Robin e automaticamente comecei a divagar um mundo de explicações teóriocas entre relações de parceria como a deles, só que que no marketing.

Eu não sei se vocês conhecem essa história, mas em 2020 a DC Comics divulgou em um evento do setor que o Batman precisava do Robin. Ao ser questionado o porque, o escritor disse que o Batman passou toda sua história buscando manter sua sanidade, porém quando ele encontra Robin, ele passa a se preocupar em ser exemplo para seu parceiro, se desligando de algumas preocupações e passando a viver melhor.

Ele passou a ser mais aceito na comunidade, criou uma rede maior de contatos (amigos) e passou a ter uma atuação mais ampla contra seus “inimigos”.

Basicamente, ter Robin ajudou a impedir que Bruce fosse longe demais, e possivelmente até se tornasse um vilão.

Agora, vamos usar essa história no marketing e nos negócios?

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Primeiramente, o que é uma parceria de marketing

São considerados parceiros de marketing todas as pessoas, empresas ou entidades que podem junto com você potencializar o seu alcance e visibilidade. Ou seja, é a junção de interesses comuns, criatividades e inteligencias para criar campanhas, ações comerciais, de brading ou sociais que possam impactar muito mais do que se executada apenas entre os seus stakeholders.

Esse tipo de parceria pode ser duradoura ou momentânea, podendo ser feita com empresas complementares ou até mesmo com concorrentes, desde que algumas regras sejam seguidas para preservar o bem de todos os envolvidos.

Igual a essa história que comentei oriunda dos quadrinhos, um bom parceiro te eleva, te faz adquirir uma característica que você por si só não possui e te ajuda a entender o mundo fora de sua bolha. Bons parceiros dão frutos, entendem a necessidade de conquistar a confiança um do outro e buscam não ser invasivos ou tirar vantagem na hora de colocar “as mãos na massa”.

Alguns exemplos de ações em parceira:

  • “Compre conosco e ganhe desconto no serviço XYZ”;
  • Presença do meu concorrente em um evento sobre um tema relevante que eu estou ministrando;
  • Criação de publicações falando do serviço ser bom porque ambas as empresas estão atuando;
  • Lançamento de um novo serviço executada por ambas as empresas;
  • Ação social conjunta;
  • Criação de comunidade sobre um tema relevante para ambas as empresas;
  • Unir sua experdize a expertize de um terceiro para executar um projeto maior;
  • Criar uma Trend ou uma publicidade de guerrilha;
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Ter parceiros é uma premissa de marketing inteligente

O Batman não queria um parceiro. Ele era muito bom (na visão que ele tinha dele mesmo) e simplesmente não via a necessidade de ter alguém do lado dele. Principalmente alguém mais novo. Ele precisou ver na prática em meio a um momento de desespero que um bom parceiro poderia ser algo positivo.

Já você, não precisa viver um momento de desespero para achar seu Robin (ou ser um Robin). Quando você tem uma ideia criativa e consegue visualizar que o alcance dela pode ser potencializado, então é hora de ter um bom parceiro.

É importante ver que não é uma parceria quando você busca alguém no intuito de ter apenas vantagem. A pior maneira de se tornar um vilão no mercado é ficar conhecido como alguém que tira vantagem de outros, que foca apenas no seu benefício e não no benefício como um todo.

Um bom parceiro te ensina muita coisa, assim como também está disposto a aprender com você.

Por isso, antes de pensar em qual seria um parceiro ideal, faça um planejamento claro de suas intenções e de quais serão as vantagens para todos os envolvidos na sua campanha.

Uma boa parceria pode ser um canal para a aquisição de Skills que, de outra maneira, você levaria muito mais tempo para implementar ou para ensinar a sua equipe de marketing.

Não prometa o que você não pode cumprir

Não seja um Pinguim ou um Coringa, que promete um mundo para um parceiro e que não alcança cumprir. Seja claro ao alinhas expectativas, tenha metas realistas para com essa parceria, seja verdadeiro, fiel e honesto.

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Muitas vezes na hora de fazer uma parceria acontece de um parceiro querer mostrar que é melhor que o outro. NÃO FAÇA ISSO! É desgastante, vira uma competição sem fim e o intuito real da parceria acaba se perdendo, além das metas não serem alcançadas.

Outra dica é ter um período de experiência com esse parceiro, convivam, acostumem-se com suas diferenças.

Não espere que seu parceiro irá fazer tudo pra você. Se você teve ideia de uma campanha e deixou toda a execução com o parceiro, saiba que você está buscando um prestador de serviços e não um par.

Eu sempre aconselho a, no momento de fazer uma parceria com outra empresa, criar um mapa com inicio, meio e fim. Pode ser renovado depois e se tornar um projeto grande, mas no primeiro momento, tenha um controle da situação e mostre para o parceiro que ele também tem esse controle.

Respeite prazos

Não faça uma parceria com alguém se você não é capaz de respeitar os prazos estipulados para o projeto. Lembre que você está lidando com a expectativa do seu parceiro e ao frustrar ela, isso pode acarretar uma quebra profunda de confiança na relação de parceria.

Mesmo que você seja a cara da parceria e o erro tenha vindo da sua equipe operacional, é irremediável a impressão de que você não está tratando com responsabilidade essa parceria.

NÃO SEJA O PINGUIM NEM A MULHER GATO.

Não tem coisa mais chata que o parceiro, que ao mesmo tempo que está fazendo a parceria, está falando mal de você para a equipe. Tem um filme do Batman lá de 1992. onde esses dois vilões se unem em parceria e fazem exatamente isso.

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Ambos são problemáticos e possuem interesses diferentes, eles acreditam que por ter um ódio em comum podem se unir, porém constroem uma relação estapafúrdia de absurdos e ataques, todos os planos dão errado a mulher gato surta e o Pinguim se torna o maior prejudicado.

Um parceiro canastrão vai largar você de mão na primeira oportunidade de vantagem ou no primeiro desafio. Esse tipo de parceria é tóxica, mas como eles são muito bons com palavras, é fácil de se enredar e não perceber.

Então, não caia na “urgência” que alguns tem de fazer e acontecer tudo pra ontem em uma parceria. Vá com calma! Conheça a essência do seu parceiro, observe se ele toma decições sem consultar você, observe se ele está tendo mais vantagem. Seja frio e calculista, não vá com emoção.

Pinguim e Mulher gato no inicio fazem você pensar que estão um cuidando do outro, no final do filme, eles tentam se matar porque são ambos calhordas. Fuja de gente assim!

Concluindo

Existem muitos pontos operacionais em uma boa relação de parceria que não comentei aqui, como um bom contrato e uma definição por escritos das atividades de cada parte. Porém, quis trazer uma noção de características de uma parceria que muitas vezes deixamos passar.

Principalmente quando seu negócio está começando, temos o hábito de cair com facilidade em parcerias prejudiciais e levamos um certo tempo para entender isso. Por isso meu conselho de ser muito equilibrado e racional na hora de analizar um pedido de parceria, além de ser uma pessoa correta e verdadeira na hora de propor parceria para alguém.

Os resultados desse tipo de negócio são MUITO BONS quando bem aplicado. Não tenha medo de fazer parcerias, mas tenha responsabilidade, mente aberta e inteligencia emocional, além de uma boa estratégia com métricas claras e ações específicas para todos os envolvidos.

Sobre a Mzen

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