Quando falamos em marketing, é muito comum ficarmos um pouco confusos que tipo de empresa devo contratar. A palavra marketing por si só é bem abrangente, mas o que vejo no mercado com frequência é uma confusão entre o que é Marketing, o que é Publicidade e o que é Produção.
Esses 3 tipos de empresas tem objetivos diferentes a cumprir e você precisa estar atento e alinhar suas expectativas daquilo que você espera e daquilo que a empresa efetivamente pode oferecer.
Por isso, segue uma listinha pra ajudar na hora da decisão:
Agência de Marketing:
Foco: Visão holística do marketing, desde pesquisa de mercado e definição do público-alvo até a criação e implementação de estratégias para alcançar seus objetivos.
Serviços:
- Planejamento estratégico: Definição de metas, análise de mercado, segmentação de público, etc.
- Marketing digital: Criação e gestão de campanhas em redes sociais, SEO, e-mail marketing, etc.
- Marketing de conteúdo: Criação de blog, ebooks, vídeos, etc.
- Relações públicas: Assessoria de imprensa, relacionamento com influenciadores, etc.
- Marketing de performance: Análise de dados e otimização de campanhas para melhores resultados.
Quando contratar:
- Sua empresa precisa de uma visão completa e abrangente de marketing.
- Você precisa de ajuda para definir e alcançar seus objetivos de marketing.
- Você não tem tempo ou expertise para gerenciar suas atividades de marketing internamente.
Agência de Publicidade:
Foco: Criação e produção de peças publicitárias para diferentes canais, como TV, rádio, internet, mídia impressa, etc.
Serviços:
- Criação de anúncios: Conceito, roteiro, produção, etc.
- Planejamento de mídia: Seleção dos canais de mídia mais adequados para o público-alvo e o orçamento.
- Compra de mídia: Negociação com os veículos de comunicação para a veiculação dos anúncios.
- Pesquisa de mercado: Entendimento do público-alvo e suas necessidades.
Quando contratar:
- Você precisa de uma campanha publicitária para um produto ou serviço específico.
- Você precisa de ajuda para criar anúncios que sejam eficazes e atraentes para o seu público-alvo.
- Você não tem tempo ou expertise para gerenciar sua campanha publicitária internamente.
Produtora de Vídeos:
Foco: Produção de vídeos de alta qualidade para diferentes fins, como comerciais, vídeos institucionais, vídeos explicativos, etc.
Serviços:
- Roteiro: Elaboração do roteiro do vídeo.
- Filmagem: Captação das imagens.
- Edição: Montagem do vídeo.
- Motion graphics: Criação de animações e efeitos visuais.
- Locução: Gravação da narração do vídeo.
Quando contratar:
- Você precisa de um vídeo profissional para sua empresa ou projeto.
- Você não tem o equipamento ou a expertise para produzir o vídeo internamente.
- Você precisa de um vídeo com alta qualidade de imagem e som.
Quem costuma contratar cada uma delas:
Agência de Marketing:
- Pequenas e médias empresas que não possuem um departamento de marketing interno.
- Grandes empresas que desejam complementar suas equipes de marketing internas.
- Startups que precisam de ajuda para lançar seus produtos ou serviços.
- Empreendedores que desejam impulsionar seus negócios.
Agência de Publicidade:
- Empresas que desejam lançar campanhas publicitárias para seus produtos ou serviços.
- Empresas que precisam de ajuda para criar anúncios que sejam eficazes e atraentes para o seu público-alvo.
- Empresas que não possuem o tempo ou a expertise para gerenciar suas campanhas publicitárias internamente.
Produtora de Vídeos:
- Empresas que precisam de vídeos profissionais para sua empresa ou projeto.
- Empresas que não possuem o equipamento ou a expertise para produzir o vídeo internamente.
- Empresas que precisam de um vídeo com alta qualidade de imagem e som.
- Considerações finais:
A escolha entre uma agência de marketing, uma agência de publicidade ou uma produtora de vídeos dependerá das necessidades específicas da sua empresa. É importante avaliar seus objetivos, orçamento e recursos antes de tomar uma decisão.
Dicas:
- Solicite orçamentos e portfólios de diferentes empresas antes de tomar uma decisão.
- Converse com outras empresas que já contrataram os serviços que você está buscando para obter referências.
- Defina seus objetivos de forma clara e concisa antes de contratar uma empresa.
- Acompanhe de perto o trabalho da empresa contratada e forneça feedback regular.
- Busque por empresas que deixem claro todo o escopo de criação e que alinhe as expectativas e resultados esperados.
Dica extra especial
Opte por empresas com bom atendimento, que tenham uma comunicação clara. O processo de criação de uma estratégia de marketing, de uma campanha publicitária ou de uma criação de vídeo é um processo delicado. O cliente precisa ser entendido, precisa haver uma tradução da vontade do cliente para a equipe de criação. Qualquer ruido de comunicação pode gerar quebra de expectativas e consequentemente de confiança.
Por isso a experiência é essencial. Procure empresas dos quais a equipe é realmente capacitada para aquela função.